domingo, 18 de agosto de 2013

Qual distribuição usar para LPI

LPI - Linux Professional Institute

Inicio da minha historia com os Unix-like

Esse blog tem como objetivo ajudar aos iniciantes em linux e aos que almeja a Certificação LPI linux. 

Quando vi o Linux a primeira vez, começo de 1999,  fiquei impressionado com o seu inicio sua história, por isso aconselho que conheça primeiro a história do linux, e é claro da GNU.

O primeiro linux que conheci foi o Conectiva Linux, a famosa distribuição linux Tupiniquim. Que se fundiu com outra distribuição o Mandrake Linux. Criando assim uma distribuição muito usada hoje que se chama Mandriva Linux(Mandrake + Conectiva).

A partir dai teve o Freebsd, Debian, Red hat

O freebsd não é na verdade uma distribuição linux, na verdade ele é um Unix (Observe que eu disse é um Unix), isso quer dizer que ele aceita padrões do Unix. O linux também é um Unix obedece padrões dos Unix-like.

O Slackware é um linux, mas assim como o FreeBSD não obedece aos padrões da Linux Standard Base (LSB), portando deve ser usado para estudar para Certificação LPI.

Mas o que a LPI pede é somente Linux. Aqui vão as principais distribuições para LPI.

Debian é uma distribuição completa no sentido da filosofia do Open Source(Código aberto). Com os pacotes .deb, dpkg e apt-get como gerenciadores de pacotes, Debian é a distribuição que mais tem derivados. É na verdade minha preferida dela veio várias distribuições derivadas:
  • Kurumim - A primeira que instalei e usei com dual-boot. com o famoso KDE.
  • Ubuntu - Depois do fim do kurumin passei a usar Ubuntu que atendeu muito bem minhas espectativas. E com o Gnome.
  • Linux Mint - Derivado do Ubuntu, tem uma versão derivada direto do Debian, é bem elaborada coloco ela em computadores de algumas pessoas, por ser bem semelhante ao Rwindows.
Red hat é uma distribuição proprietária. Tem o Fedora que é a versão de código aberto. Usa pacotes .rpm e o yum como gerenciador de pacotes. 

O Opensuse, muita gente acha que o opensuse é derivado do Red Hat, isso por que o OpenSuse usa o padrão de pacotes rpm da Red Hat. Mas não é verdade. O gerenciador de pacotes é o yast. O Suse é derivado do Slackware, porém obedece aos padrões do LSB.

Em suma para estudar para LPI, devemos ter pelo menos duas versões uma com pacotes .deb e outra com pacotes .rpm. No meu caso eu uso Debian(e Ubuntu) .deb, com Opensuse  .rpm.

Para estudar a certificação LPI:
  • Usar Linux LSB;
  • Usar um dos Debian-Like(pacotes .deb);
  • Usar o OpenSuse ou Fedora(pacotes .rpm);





5 comentários:

  1. Ótimo post amigo, eu uso Debian (servidores, pois trabalho nessa área) e Ubuntu (Desktop ou notebook).

    ResponderExcluir
  2. Só uma observação

    o Yast não é do Redhat e sim do SUSE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,

      já corrigi o yast OpenSuSe e o yum RedHat e derivados

      Excluir
  3. Ótimo post Marcos, Esta de parabens. O conteudo esta bem didatico e esta coincidindo muito com o q ue aprendo no curso adv http://www.cursoadv.com.br ja tentei estudar sozinha mas é complicado né? Preciso de uma orientação, de todo modo o blog ja esta favoritado! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      É verdade que é difícil, o que aconselho é ter um bom computador e fazer máquinas virtuais para testar várias situações do dia a dia.
      É bom começar a utilizar uma distribuição em 100% do tempo

      Excluir